Cada ciclista que participar da competição entre os dias 7 e 10 de abril, em Petrópolis/RJ, terá uma árvore plantada em áreas degradadas, contribuindo para melhorias em relação ao clima e aquecimento global

A etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, entre 7 e 10 de abril, em Petrópolis/RJ, irá muito além das disputas que acontecerão no circuito XCO Henrique Avancini, no São José Bike Club. Fora de lá, a organização do evento também deixará suas marcas em outras áreas, como é o caso da parceria com o Projeto Plantar – Empresa Amiga da Natureza. Para cada atleta que participar do evento internacional da região Serrana do Rio de Janeiro, uma muda nativa será plantada em áreas degradadas, contribuindo diretamente para melhorias em relação ao clima e aquecimento global.

“Iniciamos essa parceria com o Projeto Plantar na etapa de Araxá da Copa Internacional Michelin de MTB, no ano passado, com 700 mudas plantadas. A Plantar está reflorestando o circuito Serra da Canastra, e as mudas nativas foram plantadas lá, gerando um benefício direto para natureza e meio ambiente, e, consequentemente, para as gerações futuras. É enviado o georreferenciamento de cada muda e assim é possível acompanhar o crescimento de cada árvore. Esta é uma ação super legal, que para mim é um prazer estarmos juntos com eles e repetirmos a dose em Petrópolis”, comenta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin e da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB.

Foi através do plantio de 700 mudas nativas de reflorestamento, que a CIMTB Michelin tornou-se parceira do Projeto Plantar, após a etapa de Araxá da competição, realizada em 2021. A campanha Empresa Amiga da Natureza busca reduzir as emissões de CO2 através do plantio de mudas nativas em áreas degradadas.

“Por meio da campanha Empresa Amiga da Natureza, a Plantar busca subsídio financeiro de empresas privadas para o reflorestamento gratuito para produtores rurais de agricultura familiar no circuito Serra da Canastra”, explica André Xavier, um dos responsáveis pelo projeto. “Nossa engenheira ambiental, Juliana, sempre ajuda na manutenção da pista de Araxá. Assim, ela aproximou a Plantar e a CIMTB Michelin. Tivemos um estande lá e, em contrapartida, plantamos 700 mudas nativas no circuito Serra da Canastra”, complementa.

Cada muda plantada gera uma “certidão verde”, ou seja, a certidão de nascimento de que esta muda foi plantada. Com um QR Code (código de rastreamento), a árvore fica com o nome da pessoa que fez o plantio. O Projeto Plantar é a primeira startup de reflorestamento voluntário com rastreamento QR Code da América Latina. A empresa busca subsídio financeiro em empresas de responsabilidade ambiental, aplicando diretamente no outro extremo, ou seja, nas áreas de produtores rurais de agricultura familiar, através do reflorestamento de nascentes em curso d’água e em áreas degradadas, sem qualquer custo para o produtor. Em três anos e meio, 43 mil mudas nativas já foram plantadas, o que dá aproximadamente 14.104 toneladas de carbono “sequestradas da atmosfera”, em 116 propriedades diferentes.

O projeto
O Projeto Plantar trabalha com o plantio de mudas nativas em áreas de degradação ambiental, buscando realizar o reflorestamento desses locais, seja através da campanha Empresa Amiga da Natureza, ou através de eventos/ações realizadas por empresas com foco em Meio Ambiente.

A campanha
O plantio é realizado pela parceria do Projeto Plantar com empresas de responsabilidade socioambiental através da campanha Empresa Amiga da Natureza. A parceria é associada a um selo que pode ser utilizado por parceiros em suas redes sociais, etiquetas de produtos, embalagens, dentre outras formas de marketing verde (www.allcare.com.br/boletosustentavel).

O foco principal é auxiliar empresas interessadas em atuar de forma sustentável no mercado a reduzirem seus impactos ambientais. Dessa forma, ao mesmo tempo que a empresa reduz a sua “pegada ecológica” ela ajuda o Meio Ambiente a se recuperar, plantando árvores e sequestrando dióxido de carbono da atmosfera.

Ação do Projeto Plantar
Plantação feita em área rural da Serra da Canastra

Como funciona
A empresa ao entrar no programa, fomenta um lote mínimo de 100 árvores nativas, equivalente ao sequestro de 19 toneladas de carbono da atmosfera em até 20 anos. Nosso objetivo é zerar o CO2 emitido por cada empresa parceira, através de cálculos de pegada ecológica para cada segmento (mais informações disponíveis no site www.empresaamigadanatureza.com.br).

Neste modelo, existe um acompanhamento pelo site, através de um código de ativação de cada árvore. O mesmo pode ser feito pelos próprios colaboradores ou até mesmo em campanhas promocionais para clientes.

São 4 etapas desde a germinação da semente, produção de mudas, plantio (com coordenada geográfica e link para acompanhamento via google maps) e acompanhamento pós plantio.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: http://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Mais informações sobre a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB:
Site: https://www.mtbwc.com.br

About the author : Gustavo Coelho

Subscribe to newsletter

Insider offers & flash sales in your inbox every week.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Latest videos

Join our mailing list today

Insider offers & flash sales in your inbox every week.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus dolor sit amet, consectetur adipiscing elit sed porttitor lectus.