Com decisão, a seleção russa, que estava inscrita na CIMTB Michelin, fica proibida de participar como uma equipe na competição em Petrópolis/RJ, no início do mês de abril

Em face da decisão da UCI (União Ciclística Internacional) nesta semana que proíbe a participação de equipes e seleções da Rússia e da Bielorrússia de participarem do seu calendário oficial, a organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike se manifesta, confirmando que, a seleção russa, inscrita anteriormente no evento, não poderá disputar, como equipe, a prova entre os dias 1º e 3 de abril, em Petrópolis/RJ. Assim, qualquer atleta destes dois países que queria competir no evento, bem como na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, de 7 a 10 de abril, também no município fluminense, poderão participar por suas equipes (caso elas não sejam de nacionalidade russa ou bielorrussa) ou individualmente, sem poder utilizar uniformes nem símbolos que remetem aos dois países.

“As equipes nacionais russas e bielorrussas e/ou seleções nacionais não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI, com efeito imediato”, anunciou o comunicado, que também indica: “O aparecimento de todos os emblemas, nomes, siglas, bandeiras e hinos ligados à Rússia e à Bielorrússia são proibidos em todos os eventos do Calendário Internacional da UCI. As camisetas dos Campeões Nacionais da Rússia e da Bielorrússia estão, portanto, proibidas”, completa.

A entidade internacional deixa claro em seu comunicado que os atletas de ambos os países ainda têm a possibilidade de participar das competições que fazem parte do calendário internacional, caso de ambas as etapas de abertura da CIMTB Michelin e da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB em Petrópolis. Confira abaixo trecho que fala a respeito do tema:

“A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças (filiados) da Rússia e da Bielorrússia estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes, desde que estejam inscritos em uma equipe UCI que não seja russa nem bielorrussa. Os ciclistas russos e bielorrussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada.

Qualquer participação de atletas russos ou bielorrussos deve ser neutra, e os organizadores são solicitados a retirar qualquer referência à Rússia ou à Bielorrússia, incluindo o nome, emblemas, siglas e bandeiras, e substituí-los por uma referência ou denominação neutra em todos documentos relacionados ao evento e de acordo com as instruções a serem fornecidas pela UCI.

A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos ciclistas e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou bielorrussas”.

CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Mais informações sobre a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB:
Site: https://www.mtbwc.com.br

Assessoria de Imprensa:
Gustavo Coelho
E-mail: press@cimtb.com.br

About the author : Gustavo Coelho

Subscribe to newsletter

Insider offers & flash sales in your inbox every week.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Latest videos

Join our mailing list today

Insider offers & flash sales in your inbox every week.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus dolor sit amet, consectetur adipiscing elit sed porttitor lectus.