Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-addons-for-elementor-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/application/public/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/application/public/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/application/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Haley Batten (EUA) e Simon Andreassen (DIN) vencem o XCO na Copa do Mundo em Araxá - MTB WC Araxá

Haley Batten (EUA) e Simon Andreassen (DIN) vencem o XCO na Copa do Mundo em Araxá

Nas disputas mais aguardadas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2024 em Araxá, o público encheu a arena para acompanhar a Elite mundial da modalidade

Depois de duas batalhas acirradas nas provas de Short Track (XCC), o sol brilhou no último dia de competições segunda etapa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2024 em Araxá-MG:  as disputas do cross country olímpico (XCO) reuniram os principais nomes da modalidade em frente de uma exultante multidão de fãs locais.

Primeiro foi a Elite feminina, que terminou com uma batalha real entre a norte-americana Haley Batten, vencedora do XCC em Minas Gerais, e a sueca Jenny Rissveds, que conquistou a primeira etapa do XCO. Na sequência, veio a dramática disputa da Elite masculina com cinco atletas lutando até a linha de chegada. A prova tinha um dono claro, o francês Victor Koretzky, que perdeu a ponta um problema mecânico na última volta.

A competição feminina
Uma abertura caótica para a elite feminina do XCO fez com que a liderança mudasse de mãos várias vezes. As atletas enfrentaram problemas nas subidas e na duríssima sessão de raízes, com um tráfego intenso nos uphills.

Na terceira volta, um quarteto formado por Batten, Rissveds, a norte-americana Savilia Blunk e a suíça Alessandra Keller conseguiu encontrar espaço para escapar na dianteira, com as quatro se revezando na liderança. No fim, Batten e Rissveds disputaram a ponta – com a norte-americana conseguindo acelerar para poder desfrutar de sua primeira vitória no XCO de nível Elite. Rissveds ficou na segunda colocação, com Blunk em terceiro e Keller e Anne Terpstra (Ghost Factory Racing) da Holanda fechando o pódio em quarto e quinto, respectivamente.

“É uma loucura. Não tenho palavras. Você treina tanto durante todo o inverno, mas para juntar tudo no dia da corrida, quando é tão tático assim, eu simplesmente não tinha ideia do que estava acontecendo. Por isso me parece uma loucura. Muito obrigado à minha equipe, às pessoas que tornam isso possível, porque isso realmente é um esporte coletivo e sou muito grata por isso e por todos que trabalham para que tenhamos sucesso, Então, muito obrigada”, disse Batten, que teve um final de semana perfeito em Araxá.

A disputa da Elite masculina
Foi uma carnificina total na primeira volta da Copa do Mundo Olímpico de Cross-country (XCO) Elite masculina da UCI corrida. Para começar, o vencedor da semana passada, o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing), sofreu uma queda logo de cara e acabou caindo para a última posição na corrida.

Mais adiante, o restante lutou com a sessão de subidas e raízes, com alguns pilotos a optarem por correr ou a serem obrigados a descer da bicicleta – foram os especialistas do XCC que usaram esse diferencial para aproveitar o ritmo frenético inicial, com o campeão mundial da UCI, o neozelandês Sam Gaze (Alpecin-Deceuninck), o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO) e o suíço Mathias Flückiger (Thömus Maxon) entre aqueles que lideram o ataque rumo à segunda volta.

Com seu companheiro de equipe Blevins tentando voltar no pelotão, o campeão chileno Martin Vidaurre foi o próximo a avançar para a liderança, colocando mais de dez segundos de vantagem para o segundo colocado na volta 4.

Gaze e o vencedor do XCC de ontem, o francês Victor Koretzky (Specialized Factory Racing), pularam à dianteira depois disso, e a liderança mudou de mãos em mais de uma ocasião, já que o grupo líder cresceu para dez pilotos na volta 6.

Foi aí que Dane Simon Andreassen (Cannondale Factory Racing) estabeleceu um ritmo acelerado pela primeira vez e começou a esticar o grupo. Mas não durou muito: Koretzky atacou duas vezes na volta 7 para assumir a liderança. A penúltima volta começou com uma vantagem de 14 segundos sobre um grupo de quatro pilotos: Sarrou, Hatherly, Andreassen e o suíço Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team).

Na volta final, quando se encaminhava para a vitória, Koretzky teve um problema mecânico e precisou descer da bike e consertar sua corrente. Neste momento, o grupo de perseguidores, liderado por Colombo, assumiu a ponta. Apesar do revés, Koretzky fez um grande esforço e conseguiu voltar ao grupo rumo ao final.

A disputa acabou ficando para um sprint final emocionante para o público de Araxá, com quatro atletas disputando o lugar mais alto do pódio por centímetro: Andreassen, Koretzky, Colombo e Hatherly. E, pela primeira vez, Andreassen levou a melhor conquistando o XCO pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Koretzky terminou em segundo, Hatherly em terceiro, Colombo em quarto e Sarrou em quinto. Koretzky lidera a classificação geral classificação após duas corridas.

“Foi incrível vencer uma etapa Copa do Mundo. Preciso esperar um momento para absorver melhor, mas estou muito feliz”, comentou o campeão da etapa.

De volta à Europa

Depois de duas rodadas de abertura verdadeiramente memoráveis no Brasil, a 2024 WHOOP UCI Mountain Bike World Series volta à Europa. Nové Město na Moravě, na República Tcheca, recebe a próxima Copa do Mundo de Cross-Country da UCI no fim de semana de 24 a 26 de maio.