O segundo dia de disputa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2024 em Araxá contou com vitórias para Haley Batten e Victor Koretzky, e um segundo lugar para Christopher Blevins

A segunda etapa de 2024 da WHOOP UCI Mountain Bike World Series segue no Brasil, na cidade de Araxá-MG, na prova que marcou a 40ª disputa de short track (XCC) em uma Copa do Mundo. Em um percurso emocionante e variado neste sábado (20/04), os atletas deram um show, com uma exibição variada de saltos nos mais diversos estilos, além de múltiplos ataques em velocidade.

A disputa feminina
O short track da Elite feminina viu a italiana Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) e a suíça Jolanda Neff (Trek Factory Racing-Pirelli) acelerarem pela liderança na volta de abertura – antes que a norte-americana Haley Batten pudesse mostrar tudo o que queria na prova, logo após seu forte desempenho na etapa da semana passada, em Mairiporã.

Na primeira volta, a suíça Alessandra Keller (Thömus Maxon), a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing Pirelli) e a sueca Jenny Rissveds (Team 31 Ibis Cycles Continental) se mantiveram na dianteira da corrida, mas o outro grupo se juntou a elas no fim da segunda volta. Keller estava determinado a continuar a corrida e chegar à frente mais uma vez, mas um ataque oportuno da norte-americana Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team), na parte mais íngreme do percurso, fez com que a liderança mudasse de mãos mais uma vez.

A importância de estar bem posicionada antes da subida não pode ser subestimada – o que ficou ainda mais evidente na volta 4: Batten, Richards e Keller rodaram ombro a ombro para decidir quem entraria na frente no uphill. Batten e Richards saíram na frente, com Keller caindo e segurando Rissveds e muito mais. O acidente favoreceu a suíça Linda Indergand e a norte-americana Kate Courtney (Scott SRAM MTB Racing Team): as duas aproveitaram o caos para se aproximarem de Batten e Richards, com esta última assumindo a liderança pela primeira vez na corrida.

O quarteto teve uma pequena vantagem ao avançar para a última volta, mas as coisas mudariam novamente quando Batten fez o ataque definitivo pegando as outras de surpresa. Com Batten voando para a liderança, Indergand ultrapassou Richards na subida para passar para o segundo lugar.

Batten cruzou a linha para conquistar sua primeira vitória na temporada, quatro segundos à frente de Indergand. Blunk ultrapassou Keller para garantir o terceiro lugar, com Richards sofrendo uma queda pouco antes da linha de chegada e chegando apenas em nono.


Prova feminina da elite no Short Track (Crédito: Ultrafotos/CIMTB)

Após a corrida, Batten passa para a liderança da classificação geral, com Richards em segundo e Keller em terceiro.

“Esse percurso foi realmente complicado. Me posicionar bem foi muito importante, mas foi muito difícil de executar porque todas estavam muito juntas durante toda a corrida. Mas me senti muito forte e tentei ser inteligente em relação ao meu esforço e à volta final. Aquela última volta eu sabia que era crucial e é para isso que treino: treino para vencer e depois é só executar quando chega a hora das corridas”, comentou a campeã da etapa logo após a corrida.

A disputa masculina
Foi mais uma batalha rápida e furiosa nas icônicas trilhas de Araxá. Um grupo grande de competidores brigou forte na Elite masculina do Short Track da Copa do Mundo UCI. O chileno Martín Vidaurre (Specialized Factory Racing), que desempenhou um papel importante na corrida da semana passada, liderou o grupo na frente do grupo, mas foi o britânico Charlie Aldridge (Cannondale Factory Racing) quem mostrou uma explosão de potência no start loop para assumir a liderança na primeira volta.

Seu ritmo feroz significava que ele estava na posição perfeita para o grande objetivo inicial: estar à frente na primeira seção de subida íngreme. Assim que Aldridge abriu uma pequena vantagem, o susto. O britânico sofreu uma queda e perdeu a liderança. Cerca de 16 pilotos o ultrapassaram, liderados por Jordan Sarrou (Team BMC).

Logo atrás dos líderes, o vencedor da semana passada, o neozelandês campeão mundial de XCC Sam Gaze (AlpecinDeceuninck), espreitava ameaçadoramente, junto com o nove vezes campeão da Copa do Mundo, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team). Schurter teve um início de temporada conturbado, ao cair na prova de Cross-Country Olímpico (XCO) no último domingo, em Mairiporã.

No entanto, foram o dinamarquês Simon Andreassen (Cannondale Factory Racing) e o francês Victor Koretzky que pareciam mais energizados na segunda volta, ambos aproveitando a subida para assumir a liderança.


Largada da elite masculina no Short Track (Crédito: Alemão Silva/CIMTB)

Na segunda volta, porém, um grande grupo se reuniu novamente e foi o vice-campeão da semana passada, o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO), que assumiu o controle, liderando a prova por um bom tempo.

A caminho da penúltima volta, Koretzky e Sarrou pareciam prontos para atacar, mas foi o vencedor do XCO em Mairiporã, o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing), quem atacou, surpreendendo seu companheiro de equipe Koretzky e os demais – novamente na subida, que pareceu ser o diferencial da etapa mineira.

Enquanto Sarrou assumiu brevemente a liderança acelerando o ritmo, foi a dupla Specialized quem finalmente acabou com Schwarzbauer, ao rebater quase simultaneamente para assumir o controle da corrida.

Na última subida, Blevins avançou, com seu companheiro de equipe Koretzky na perseguição, e uma lacuna considerável se abriu para o resto do campo.

Os dois companheiros de equipe lutaram pela vitória frente a frente e, chegando à reta final, Koretzky atacou. Assim, o francês rumou para sua primeira vitória na temporada de 2024. Blevins ficou em segundo lugar, com o sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) em terceiro.

Com essa vitória, Koretzky passa para a liderança da classificação geral, com Gaze em segundo e Schwarzbauer em terceiro após duas etapas.

“Estava a todo vapor até a linha de chegada. Chris estava super forte e fez um trabalho incrível na volta final. Estamos felizes por ambos estarmos no pódio, é incrível para a equipe Specialized novamente. A Haley venceu entre as meninas, eu ganhei nos homens, o Chris ficou em segundo… É super legal, e o clima aqui no Brasil é incrível. Nós gostamos muito, mal posso esperar para amanhã”, comentou o francês.

“Victor foi inteligente, ele me preparou perfeitamente para aquela escalada. Passei por ele ali, olhei para trás… e ele é igual uma barata, não morre. Há tantos momentos em que ele fica dez metros atrás e aí ele vai diminuindo a distância”, explicou o vice-campeão Blevins.

As disputas do XCO
Neste domingo (21), as duas principais categorias do evento acontecem em Araxá – com a disputa da modalidade mais nobre do mountain bike, o Cross Country olímpico.

A Elite feminina larga às 13h15, enquanto que a Elite masculina acontece em seguida, às 15h30. As duas disputas serão transmitidas no YouTube da TNT Sports Brasil.

Assessoria de Imprensa

Neus Ramos
WHOOP UCI Mountain Bike World Series Press Officer
+34 680 45 12 82
cycling.media@wbd.com

Laura Cueto
Communications Manager, Warner Bros. Discovery Sports Europe
+34 638 95 95 20
laura.cueto@wbd.com

Assessoria de Imprensa CiMTB
Gustavo Coelho
+11 99178 4055
press@cimtb.com.br

Sobre a UCI
Fundada em abril de 1900 em Paris, na França, a Union Cycliste Internationale (UCI) é o órgão que rege o ciclismo mundial. Ela desenvolve e supervisiona o ciclismo em todas as suas formas, como esporte competitivo, atividade recreativa saudável, meio de transporte e diversão. Para mais informações: www.uci.org.


Sobre a Warner Bros.
Warner Bros. Discovery (WBD) Sports Europe representa o portfólio da WBD de marcas esportivas, canais e plataformas na Europa. Coletivamente atinge 130 milhões de pessoas por mês, envolvendo fãs e públicos amplos em mais de 200 mercados e em 20 idiomas em diversas plataformas: tv aberta, tv paga, streaming, online e redes sociais. WBD Sports Europe inclui marcas admiradas como Eurosport, Global Cycling Network (GCN), Global Mountain Bike Network (GMBN), Golf Digest e TNT Sports no Reino Unido e na Irlanda, bem como discovery+ and Max.

Sobre a CIMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.