WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 tem o calendário revelado
As datas, locais e rodadas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series do próximo ano foram revelados, apresentando um novo local e o retorno dos locais favoritos dos fãs
A temporada de 2025 se estenderá por sete meses, com 16 finais de semana de corrida, com dez Eventos da Copa do Mundo UCI de Cross-country e de Downhill e oito rodadas da Copa do Mundo UCI de Enduro
O calendário de 2025 da WHOOP UCI Mountain Bike World Series foi confirmado. O terceiro ano do formato renovado da Copa do Mundo UCI, lançado em 2023 para unir todos os principais formatos sob uma única marca pela primeira vez, visitará dez países em 15 rodadas (16 finais de semana de corrida) entre abril e outubro e contará com os melhores atletas da modalidade Endurance (Cross Country Olímpico, XCO – e Cross Country Short Track, XCC) e Gravidade (Downhill, DHI e Enduro, EDR).
Calendário completo da temporada de 2025 (Crédito: Divulgação)
Depois de começar com rodada dupla consecutiva, o que significa duas etapas com XCO e XCC em dois finais de semanas seguidos, no cross-country brasileiro em Araxá – Minas Gerais, a ação em Gravidade começa com a Copa do Mundo UCI de Enduro na casa espiritual do formato em Pietra Ligure – Finale Outdoor Region (Itália) antes de o Downhill se juntar à festa uma semana depois em Enduro Trails – Bielsko-Biała (Polônia).As rodadas da Copa do Mundo UCI de Pietra Ligure e Bielsko-Biała são o início de cinco rodadas consecutivas de fins de semana de corrida que marcam o retorno de Loudenvielle-Peyragudes (França) nos formatos de Gravidade, bem como Nové Město Na Moravě (Tcheca) em Endurance antes da primeira rodada tripla XCO/XCC/DHI/EDR em um local parceiro de longo prazo, em Saalfelden Leogang – Salzburgerland (Áustria).
A segunda metade da série apresenta um local completamente novo para a Copa do Mundo UCI em 2025 – a Gravidade nas trilhas abastecidas de La Thuile – Valle d’Aosta, na Itália, recebendo a Copa do Mundo UCI de Downhill e de Enduro; enquanto, um ano depois de ter sediado o XCO e o XCC em sua estreia na Copa do Mundo da UCI em 2024, Mt Van Hoevenberg, nos EUA, na Região Olímpica de Lake Placid (Nova York), adicionará uma Copa do Mundo UCI de Downhill em 2025.
Também haverá o retorno do local do Campeonato Mundial de Mountain Bike UCI de 2024, Pal Arinsal (Andorra), e do local do Campeonato Mundial de Mountain Bike Enduro e E-Enduro UCI, Val di Fassa – Trentino (Itália), o icônico local do bike park Val di Sole – Trentino (Itália), com fins de semana consecutivos em Haute-Savoie, França (os locais exatos serão anunciados posteriormente) e Bike Kingdom de Lenzerheide (Suíça), com o Campeonato Mundial de Mountain Bike UCI de Valais 2025 entre eles, e um final de temporada adequado em Mont-Sainte-Anne, na renomada etapa canadense.
Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports Europa, disse: “Embora eu esteja ansioso para ver a conclusão da WHOOP UCI Mountain Bike World Series deste ano, a edição de 2025 está se preparando para ser a melhor temporada até agora. Estamos expandindo mais uma vez e damos as boas-vindas a La Thuile na família da Copa do Mundo UCI, enquanto Lake Placid adiciona Downhill à sua programação e eleva o número de rodadas da Copa do Mundo UCI de Downhill para dez. O calendário também vê o retorno de locais que fizeram estreias bem-sucedidas em 2024, bem como locais ícones do esporte, como Val di Fassa, Nové Město Na Moravě e Mont-Sainte-Anne. Uma combinação perfeita de inovação e tradição”, enalteceu Chris Ball.
“Independentemente de sua linhagem, cada rodada ocorrerá em um local que está no auge do design de pistas de mountain bike, garantindo corridas emocionantes e cheias de adrenalina do início ao fim. Os locais também estão situados no coração de comunidades apaixonadas por mountain bike, e fãs de perto e de longe farão fila nas pistas e farão barulho no dia da corrida”, complementa Chris Ball.
O presidente da UCI, David Lappartient, disse: “A WHOOP UCI Mountain Bike World Series já aumentou a visibilidade da disciplina de mountain bike, com mais etapas e mais locais de hospedagem do que antes. Em 2025, continuaremos o ímpeto com mais um novo local se juntando à Série. Começando no Brasil em abril e terminando no Canadá após meses de corridas emocionantes, os atletas e fãs têm muito o que esperar da próxima temporada. Vai ser outro ano intenso de corridas de mountain bike!”.
Organizador da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) e responsável local pelas duas etapas brasileiras da WHOOP UCI Moutain Bike World Series, Rogério Bernardes enalteceu a confirmação de Araxá no calendário 2025 com uma rodada dupla, ou seja, dois finais de semana seguidos de provas.
“Nem em nossos sonhos imaginávamos que seria possível a realização de duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2025 em Araxá. É algo surreal e que foi conquistado depois de muita dedicação e comprometimento, tendo como consequência a confiança do mundo todo. Nosso objetivo agora está em um outro patamar e com os enormes desafios que teremos pela frente. Estaremos mostrando para o mundo a nossa capacidade de realizar grandes eventos, em dose dupla. Serão duas etapas inesquecíveis, mostrando como nós, araxaenses, mineiros e brasileiros, temos capacidade pra entregar dois eventos fantástico para os amantes do ciclismo mountain bike”.
Calendário da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025
Rodada 1 / 3 a 6 de Abril: Araxá – Minas Gerais, Brasil (Copa do Mundo UCI Cross-country)
Rodada 2 / 10 a 12 de Abril: Araxá – Minas Gerais, Brasil (Copa do Mundo UCI Cross-country)
Rodada 3 / 9 a 11 de Maio: Pietra Ligure – Finale Outdoor Region, Itália (Copa do Mundo UCI Enduro)
Rodada 4 / 16 a 18 de Maio: Enduro Trails – Bielsko-Biała, Polônia (Copa do Mundo UCI Downhill e Enduro)
Rodada 5 / 23 a 25 de Maio: Nové Město Na Moravě, República Tcheca (Copa do Mundo UCI Cross-country)
Rodada 6 / 30 de Maio a June 1 de Junho: Loudenvielle-Peyragudes, França (Copa do Mundo UCI Downhill e Enduro)
Rodada 7 / 5 a 8 de Junho: Saalfelden Leogang – Salzburgerland, Áustria (Copa do Mundo UCI Cross-country, Downhill e Enduro)
Rodada 8 / 20 a 22 de Junho: Val di Sole – Trentino, Itália (Copa do Mundo UCI Cross-country e Downhill)
Rodada 9 / 27 a 29 de Junho: Val di Fassa – Trentino, Itália (Copa do Mundo UCI Enduro)
Rodada 10 / 3 a 6 de Julho: La Thuile – Valle d’Aosta, Itália (Copa do Mundo UCI Downhill e Enduro)
Rodada 11 / 9 a 13 de Julho: Pal Arinsal – Andorra (Copa do Mundo UCI Cross-country e Downhill)
Rodada 12 / 21 a 31 de Agosto: Haute-Savoie, França (Copa do Mundo UCI Cross-country, Downhill e Enduro)
Rodada 13 / 18 a 21 de Setembro: Bike Kingdom – Lenzerheide, Suíça (Copa do Mundo UCI Cross-country e Downhill)
Rodada 14 / 3 a 5 de Outubro: Lake Placid Olympic Region, New York, EUA (Copa do Mundo UCI Cross-country e Downhill)
Rodada 15 / 9 a 12 de Outubro: Mont-Sainte-Anne, Canadá (Copa do UCI Cross-country e Downhill)
Contatos de Mídia
Neus Ramos
Assessora de Imprensa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series
Laura Cueto
Gerente de Comunicação da Warner Bros. Discovery Sports Europa
Gustavo Coelho
Assessoria de Imprensa da Copa Internacional de Mountain Bike
press@cimtb.com.br
Sobre a UCI
Fundada em 14 de abril de 1900, em Paris, na França, a Union Cycliste Internationale (UCI) é o órgão regulador mundial do ciclismo. Ela desenvolve e supervisiona o ciclismo em todas as suas formas e para todas as pessoas: como um esporte competitivo, uma atividade recreativa saudável, um meio de transporte e também apenas por diversão. A UCI gerencia e promove as 11 disciplinas de ciclismo de estrada, pista, mountain bike, BMX Racing, BMX Freestyle, ciclocross, trial, ciclismo indoor, ciclismo e-sports, gravel e snowbike. Cinco delas são apresentadas no programa dos Jogos Olímpicos (estrada, pista, mountain bike, BMX Racing e BMX Freestyle), duas nos Jogos Paralímpicos (estrada e pista) e quatro nos Jogos Olímpicos da Juventude (estrada, mountain bike, BMX Racing e BMX Freestyle). Para mais informações: www.uci.org
Sobre a Warner Bros. Discovery Sports Europa
A Warner Bros. Discovery (WBD) Sports Europa representa o portfólio de marcas esportivas, canais e plataformas da WBD na Europa. Ela envolve coletivamente 130 milhões de pessoas todos os meses, alcançando fãs e públicos amplos em mais de 200 mercados e em 20 idiomas em todas as plataformas onde os consumidores estão gastando tempo: TV aberta, TV paga, streaming, online e social. A WBD Sports Europe inclui as marcas de consumo muito queridas Eurosport e TNT Sports no Reino Unido e Irlanda, bem como programação esportiva e conteúdo nas redes de TV aberta da WBD e streaming no Max* e discovery+. Eles conectam o público com os maiores eventos esportivos do mundo. Isso inclui ser a casa dos Jogos Olímpicos na Europa; Grand Slams de tênis; Grand Tours de ciclismo, mais de 1.000 transmissões de ciclismo ao vivo por ano, a UCI Track Champions League, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series; o PGA TOUR durante todo o ano em alguns mercados; The Ocean Race; o Snooker World Tour; o ABB FIA Formula E World Championship; o FIM Speedway GP, Speedway of Nations e Speedway World Cup; todos os principais eventos de campeonatos mundiais de esportes de inverno e copas do mundo. A WBD Sports Europe completa uma oferta completa de 360° com sua divisão de promoção e gerenciamento de eventos, que supervisiona mais de 35 eventos em quatro campeonatos globais a cada ano e obteve a certificação ISO20121 para sustentabilidade de práticas de gerenciamento de eventos.
*O canal Max está disponível na França, Polônia, países nórdicos, Península Ibérica, Europa Central e Oriental. Na Bélgica e na Holanda, o serviço de streaming aprimorado da Warner Bros. Discovery é chamado de HBO Max. O discovery+ é o serviço de streaming na Áustria, Alemanha, Itália, Reino Unido e Irlanda.A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.