Araxá terá Sistema de Mobilidade dedicado à Copa do Mundo e a CiMTB

Projeto BiciMobi / CiMTB Experience Bicicleta para Todos funcionará durante os dias 17, 18, 19, 20 e 21 de abril e dias 26, 27 e 28 de abril, coincidindo com as datas em que se realizarão as duas provas de ciclismo

A cidade de Araxá (MG) vivenciará duas semanas esportivas muito especiais em 2024. A partir do dia 15 de abril até o fim do mês, o município será o centro das atrações no mundo inteiro, ao receber pela primeira vez uma das etapas da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, e logo em seguida a Copa Internacional de MTB (CiMTB), pelo 21º ano consecutivo. Assim, pensando em se ter um acesso sustentável e organizado à praça de realização do evento, o Grande Hotel Termas de Araxá, foi criado um projeto de Sistema de Mobilidade, o BiciMobi / CiMTB Experience Bicicleta para Todos.

O principal objetivo desse sistema especializado é garantir o acesso ao local de realização dos eventos em Araxá, no Complexo do Barreiro. Historicamente, as dificuldades relativas à locomoção das pessoas durante eventos neste local indicam os desafios que fazem parte da gestão do trânsito ligado, exclusivamente, aos dois eventos esportivos a serem realizados no Barreiro, ao longo da segunda quinzena de abril de 2024.

O Sistema de Mobilidade terá realização graças ao apoio da Codemge – A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, que está cedendo o espaço da EXPO Minas para montagem da MTB Village, Deputado Bosco, Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretária de Segurança Pública (Guarda Municipal e Trânsito), Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Militar-MG, Polícia Militar Rodoviária-MG, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Complexo do Barreiro, em Araxá (Crédito: Divulgação/minasgerais.com.br)

“A etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, em conjunto com a etapa da CiMTB, em Araxá, é uma excelente oportunidade para fomentar a prática do ciclismo de lazer e utilitário no município. A fim de garantir a realização do evento com excelência e aproximar a população das competições, garantindo inclusive sua acessibilidade, criamos um documento que tem o objetivo de apresentar a Comissão de Mobilidade criada para gerir as demandas inerentes à circulação de pessoas durante os eventos esportivos da CiMTB em Araxá”, explica Rogério Bernardes.

Um sistema de sinalização provisório será implementado com o apoio das diversas autoridades de trânsito envolvidas, direta ou indiretamente, no apoio e organização do evento. Para os casos mais específicos será criado um sistema com adesivos exclusivos que permitam acesso às áreas com restrição de circulação temporária. Além disso, será elaborado um comunicado oficial do evento a ser distribuído na área de abrangência do evento, com o intuito de informar sobre a organização temporária dedicada às Copas do Mundo e CiMTB.

Mapa para atletas, times, residentes e trabalhadores locais

É também importante salientar que não será permitida a circulação de veículos particulares em direção ao Barreiro, exceto para as equipes credenciadas de atletas, carros da organização, viaturas das frotas de segurança pública, moradores do Barreiro e Barreirinho, além de funcionários e hóspedes do Grande Hotel e do Hotel Nacional Inn, que deverão acessar esses locais exclusivamente através da Estrada Velha do Barreiro, ao longo de todos dias dos dois eventos.

“O Projeto BiciMobi Experience foi idealizado com o objetivo de aproveitar o momento histórico que a cidade de Araxá irá experimentar, com a realização de uma etapa de Copa do Mundo de Mountain Bike, em abril de 2024, momento esse em que as pessoas estarão mais sensíveis e propícias a cultuar o universo do ciclismo fora de estrada e implementar ações que visam reforçar a presença da bicicleta no imaginário dos munícipes e, a longo prazo, fomentar uma política pública de incentivo aos diversos usos da bicicleta: utilitário, de lazer e esportivo”, enaltece Gabriel Ramos, um dos idealizadores do projeto.

Mapa da movimentação na sede do evento

Além de constituir uma Comissão de Mobilidade, para suportar a equipe organizadora do evento, o projeto BiciMobi CiMTB Experience prevê a condução de 4 grandes ações: criar a semana do ciclista utilitário de lazer e esportivo de Araxá; implantar a Mountain Bike Village (na Expominas), como ponto oficial de suporte para o evento, com as opções de hospedagem em camping e motor homes, praça de alimentação, eventos culturais, estacionamento e outras atividades afins; conceber e operar uma Ciclofaixa temporária para a circulação exclusiva de ciclistas, entre a MTB Village e o Barreiro (World Cup Venue); e, por fim, criar um espaço na World Cup Venue, o BiciMobi Lounge Experience para proporcionar momentos de descanso em um espaço dedicado a apresentar diversas nuances científicas sobre o uso das bicicletas na cidade, seus diversos benefícios, além de propor um resgate histórico da prática do MTB em Araxá e seus principais atores.

Mapa da MTB Village na EXPO Minas

Todas as informações completas do projeto BiciMobi / CiMTB Experience Bicicleta para Todos estão disponíveis no site da Copa do Mundo UCI de MTB em Araxá – mtbwc.com.br na aba Sistema de Mobilidade – ou em: https://bicimobiexperience.com/

A criação do projeto
Pensando na grandiosidade de receber uma etapa de Copa do Mundo UCI de Mountain Bike seguida de mais uma etapa da Copa Internacional de MTB em Araxá (a 21ª em anos consecutivos) num período de apenas duas semanas, a CiMTB fechou uma parceria com a jovem empresa BiciMobi para colocar em prática o amplo projeto denominado BiciMobi CiMTB Experience – Bicicleta para Todos, que tem objetivo implementar um Sistema de Mobilidade dedicado a ambas as competições.

Os responsáveis pela ação
Encabeçam a ação os representantes da BiciMobi: Patrícia Moço, administradora de empresas, especialista em gestão de esportes, inovação e sustentabilidade; Gabriel Ramos, Mestre em Geografia, Planejamento do Território e Urbanismo, especializado em políticas sustentáveis de mobilidade por bicicleta durante os quatro anos de pesquisa na Sorbonne, Paris (FRA); o fotógrafo esportivo Alemão Silva, que acompanha o mountain bike Brasil afora há 14 anos. E, por parte da organização da CiMTB, Rogério Bernardes, um dos organizadores do evento há quase três décadas, tendo trabalhado em importantes eventos como Olimpíadas do Rio/2016, Copa do Mundo XCE Congonhas/2018, Copa do Mundo XCO e XCC Petrópolis/2022, entre diversos outros.

Venda de ingressos abertas
Desde o início de novembro os ingressos para a Copa do Mundo UCI de Mountain Bike em Araxá estão à venda. O passaporte que for adquirido, pessoal e intransferível, pode ser de 1 a 4 dias e os valores variam entre R$ 150 (1 dia) a R$ 300 (4 dias), mais o valor da taxa de conveniência (10%). Para fazer a compra, basta acessar: https://www.ticketsports.com.br/e/uci-mountain-bike-world-series-arax-37338.  

Enquanto estudantes e idosos (pessoas acima de 60 anos) terão 50% de desconto na compra dos passaportes, a organização preparou um desconto super especial de 80%, para os moradores da cidade-sede, Araxá (MG). Crianças, de até 9 anos, não pagam entrada, ou seja, garantindo assim 100% de desconto, porém também devendo fazer o cadastro no sistema de venda de ingressos.  

Organização local de Araxá
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2003, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos desde os ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora para a disputa de Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis (RJ). Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.  

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br